Engenheiro cria mesa que fica estável em qualquer superfície

A maioria das pessoas já se irritou com uma mesa ou uma cadeira "manca", quando um dos pés não consegue tocar o chão, geralmente por irregularidades do piso. Mas o engenheiro norte-americano Nicholas Oxley parece ter encontrado a solução para o problema.

A "Mesa Auto-Estabilizante" ajusta-se automaticamente a condições imprevisíveis do piso, repousando perfeitamente estável sem balançar e sem irritar seus usuários. O projeto foi um dos premiados em um concurso promovido pela NASA e pela empresa Emhart.

A mesa consiste em uma superfície fixada em um quadro sustentado por dois pares de pernas. Um dos conjuntos de pernas permanece fixo ao quadro, enquanto o outro possui cinco graus de liberdade nas duas direções ao longo do eixo central do quadro. Isto permite que a mesa encontre quatro pontos de contato na maioria das superfícies.

As pernas, que são conectadas ao eixo central do quadro, são acopladas por meio de um mecanismo de dilatação e amortecimento. Esse mecanismo age como um sólido e retém seu formato mesmo quando recebe uma pequena pressão. Esta característica única permite que o quadro de sustentação ofereça resistência mesma a uma grande força, de forma que a mesa funciona como uma estrutura rígida quando submetida a uma pressão.

O componente de dilatação foi inventado por James Wright em 1943 em um experimento que combinava ácido bórico e silicone, criando um polímero. Como esse polímero possui grande flexibilidade, saltando grande cai no chão, ele acabou sendo comercializado como brinquedo infantil. Agora ele encontrou um aplicação que poderá ser um pouco mais séria.


Fonte: Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário